Mulher, como está sua saúde?
O mês de março traz duas cores para conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde. A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. A endometriose é a doença destaque da campanha Março Amarelo.
Saiba mais sobre a endometriose e o câncer de colo de útero.
A endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. O exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico.
O câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.
O Instituto Méderi trabalha com projetos na área de saúde da mulher, envolvendo patologias como a endometriose e também estudos para o tratamento de sintomas da menopausa e climatério (como os calorões).
Os acompanhamentos são feitos com médicos especialistas e equipe profissional multidisciplinar.
Os estudos realizados pelo Instituto Méderi são liberados pela Anvisa, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, e cumprem todas as normas e requerimentos internacionais.